quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Descobrindo São Cristovão

Para quem não conhece São Cristóvão, a primeira impressão que se pode ter é a de um bairro com passado nobre, onde residiu a Família Imperial e hoje um local com muitas indústrias e com poucas opções de lazer, salvo a famosa Feira de São Cristóvão e a Quinta da Boa Vista. Porém, essa realidade já vem mudando nos últimos anos. O bairro hoje é uma das maiores descobertas para o mercado imobiliário. Com mais incentivo e novos recursos para o setor, São Cristóvão vem atraindo cada vez mais moradores. Nos últimos tempos, o local inaugurou dois grandes lançamentos voltados para a classe média: a Quinta Imperial e o Paço Real, dois condomínios que oferecem uma ótima estrutura e qualidade de vida.

Paço de São Cristóvão, por volta de 1893/1894. Situado na Quinta da Boa Vista, antiga residência da Família Imperial.

Renata Meireles, 25 anos, estilista, é moradora de São Cristóvão desde que nasceu e garante que o local é um ótimo lugar para se morar: As pessoas que não moram aqui têm uma visão muito distorcida. O bairro é bem tranquilo de se viver. Quem não conhece, pensa que é um lugar perigoso. Mas gosto de vários aspectos: a localização que nos deixa próximos a todas as principais regiões da cidade, a tranquilidade nos finais de semana, o fato de estar longe de comunidades mais perigosas... Acho que São Cristóvão tem muito potencial de crescimento. Comércio e serviços podem explorar novos horizontes por aqui. Para quem deseja conhecer o bairro, recomendo os lugares históricos que quase ninguém visita: o Museu da Marquesa de Santos, o Observatório Nacional, a Quinta da Boa Vista e o Bairro Santa Genoveva.

Bairro de Santa Genoveva

Além das dicas da estilista, São Cristóvão possui excelentes opções de lazer para toda a família. Na já citada Feira de São Cristóvão o visitante encontra uma diversidade gastronômica maravilhosa, além do mais tradicional ritmo do Nordeste: o forró. Para quem gosta de história, um ótimo passeio é uma visita ao Museu Nacional, o local abriga coleções que contam a história do nosso país, além de exposições itinerantes. Um dos programas preferidos da criançada, o Zoológico, também é no bairro. E São Cristóvão também é fashion: diversas grifes de moda têm seus escritórios e fábricas localizadas no bairro. Ufa! Quantas atrações! Se você gostou de alguma dessas dicas de passeio, corre para São Cristóvão e divirta-se!

Nenhum comentário: